Posted by : JOSÉ CL@UDIO sábado, 3 de maio de 2008



Histórico


Com precisão não é fácil determinar as origens dos desportos práticados hoje em dia, existindo controvérsias quanto aos seus criadores, datas e locais de aparecimento. É certo que eles se sucedem, e obedecem a regras para sua execução perfeita, principalmente quando de encontro a vários interesses e ai são rapidamente difundidas. Dentro do exposto está o Handebol, que hoje em dia nos atrai, quer como dirigentes, praticantes ou simples expectadores, pelos valores que encerra. Considerando um dos esportes mais jovens, se bem que tenha suas origens na mais remota antiguidade, tanta assim que na antiga Grécia já se praticava um jogo similar e conhecido por "JOGO DA UCRÂNIA", e em outros locais o HALFBALPIED, o HANDEBOL DAS TRES CASAS, e outros mais. O que se sabe, é que nenhum deles conseguiu impor-se, só aparecendo o HANDEBOL como desporto e devidamente codificado, após a primeira Guerra Mundial.

PATERNIDADE DO HANDEBOL
  • Par uns o Uruguai, criado pelo professor Antonio Valeta, o qual determinou-se BALON, jogo idêntico ao Handebol.

  • Para outros, a Alemanha através do Dr. Karl Sheles o qual é também responsável pela compilação das regras.

Existem porém concordância dos historiadores, de que se deve a ele a criação do Handebol como desporto. Cabe observar, que somente praticava-se o handebol de 11 jogadores, dentro de características do campo de futebol, mas que por força de aclimatação, foi levado para dentro dos recintos fechados, surgindo então o HANDEBOL DE SALÃO ou de 7 jogadores.

2 Responses so far.

  1. x Escola says:

    quentucho esse site tudoo

  2. vcs podem me falar qual foi o primeiro time de handebol a ser formado aqui no Brasil???

Popular Post

About

Recent Comments

Visitas

Mural de Recados

Pages

About Me

- Copyright © ::Prohand:: Projeto de Handebol :: 3 Anos :: -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -