Posted by : JOSÉ CL@UDIO domingo, 16 de novembro de 2008

O goleiro é a peça fundamental no jogo, e o mesmo com boa condição e bem fisícamente representa 50% das condições de uma equipe. No mais lto nível do Handebol, os goleiros são grandes, fortes, com grande velocidade de reação e grande poder de concentração. Os goleiros possuem uma visão previlegiada no momento dos ataques adversários, com isto os possibilita detectar falhas em sua defesa e orienta-los na marcação devida.
Defensores situados nos meios precisam ser muito fortes e altos para impedir os ataques dos meias e conter os pivôs. Quando os atacantes penetram na defesa o goleiro se torna a ultima barreira ao atacante, neste momento ele precisa ter um reflexo rápido, boa antecipação de onde o atacante pretende arremessar e habilidade de ajustar força, reflexos e total concentração para alcançar o seu objetivo final, a defesa de sua meta.
O goleiro consiste também em um lider em sua equipe e deve comunicar-se com frequência com seus companheiros, motivando-os não só para defesa mas também na construção dos ataques.
Ele é fundamental nos contra-ataques, no momento que faz uma boa defesa procura lançar a bola aos seus atacantes deixando-o no confronto direto com os goleiros adversários.
O goleiro tem como principal função impedir que a bola penetre a sua baliza caracterizando assim o gol. Para realizar tal função os goleiros devem fazer teinamentos específicos para melhorar as suas condições de deslocamentos, posicionamento do corpo e qualidades físicas apuradas, ele também deve fazer o trabalho que todos os outros jogadores fazem, porque em certos momentos de um jogo o goleiro atua também como jogador de ataque mas nunca esquecendo da sua meta.
No que se refere a posição dos braços: Pode ser de dois tipos. Posição em “W” ou em “V”. As pernas ligeiramente afastadas (na linha dos quadris), joelhos com pequena flexão, braços estendidos acima da cabeça formando um “V” ou flexionados ao lado da cabeça formando um “W”. Em ambas as posições as mãos devem estar voltadas para frente, em direção a bola.
Obs.: É importante que os pés não fiquem fixos no solo, pois para uma melhor movimentação, de maior velocidade, a manutenção dos pés em ponta deixa o goleiro em estado de alerta e apto a qualquer movimentação de pernas.
Defesas do goleiro
Existem vários tipos de defesas. Mas as mais comuns durante os jogos são as defesas em “Y”, em “X”, embaixo e à meia-altura.
A defesa em “Y” é quando o goleiro mantém uma perna de apoio no solo e lança a outra perna junto aos braços na direção da bola.





A defesa em “X”, comumente utilizada em lances onde o atacante está cara-a-cara com o goleiro. Este salta com os dois pés juntos afastando as pernas no ar faz endo o mesmo com os braços, formando a figura de um “X”.




A defesa a meia altura é feita saltando lateralmente com uma perna e lançando os braços em direção à bola.

A defesa embaixo pode ser feita com as pernas afastadas, o joelho, posicionando uma das mãos ao lado das pernas e a outra mão por entre as pernas e também pode ser realizada flexionando o tronco e juntando as pernas rapidamente, com os braços estendidos ao longo das pernas evitando com que a bola passe por entre as pernas

Popular Post

About

Recent Comments

Visitas

Mural de Recados

Pages

About Me

- Copyright © ::Prohand:: Projeto de Handebol :: 3 Anos :: -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -