Archive for maio 2008

OS PRINCÍPIOS DO JOGO DE HANDEBOL


O Handebol de Salão, consiste no encontro de duas equipes de (sete) jogadores em cada uma delas totalizando (quatorze) na quadra de jogo, onde cada uma tenta conquistar gol's a seu favor. Para manejar a bola, usa-se apenas as mãos, sendo o uso dos pés um previlégio apenas dos goleiros em defesa de seu gol estando dentro de sua área. Uma única equipe é composta de quatorze jogadores, sendo doze de campo e dois goleiros, dos quais somente sete podem atuar ao mesmo tempo (um goleiro e seis jogadores de campo).

A distribuição dos jogadores se efetua de acordo com táticas ofensivas e defensivas que se pretende utilizar. Em geral, a tarefa dos jogadores de campo consiste em ocasiões, repelir os ataques adversários dentro do campo de jogo e fora da área de gol, a qual pertence exclusivamente ao goleiro, o que chamamos de - AÇÃO DEFENSIVA; o jogo é dividido em dois meios tempos, variando a duração com a categoria das equipes, e que é estabelecido pelas regras oficiais.

Declara-se vencedores, a equipe que durante o confronto haja conseguido o maior número de gol's consignados a seu favor. Se ambas marcam o mesmo número de gol's, ou não se marcam nenhum, o jogo é declarado empate. O confronto é dirigido por dois árbitros, auxiliados em suas tarefas por um auxiliar e um secretário.

O jogo exige sobre tudo, uma equipe bem treinada, em seus aspéctos físico, técnico e tático, sendo a velocidade uma das virtudes fundamentais e todas as demais qualidades exigidas aos jogadores. Ao mesmo tempo, necessita um bom manejo de bola junto com a precisão nos passes e potencia nos arremessos a gol's. Juntamente com a preparação física adequada, formação técnica e tática da equipe, deverá dedicar-se especialmente atenção ao adestramento técnico dos jogadores em seus movimentos repetitivos.
sábado, 10 de maio de 2008
Posted by JOSÉ CL@UDIO
Tag :

O JOELHO, CUIDE BEM DO SEU.







- Introdução- Lesões de menisco- Lesões de ligamentos- Deslocamento de patela- Lesões de tendão muscular
"O joelho é uma articulação de extrema importância, sendo composto pelos ossos da coxa (fêmur) e da perna (tíbia), além da patela (antigamente chamada de rótula). A junção desses ossos depende de estruturas de suporte, como ligamentos, a cápsula da articulação e os meniscos, que garantem a estabilidade da mesma".
Introdução
Os meniscos são pequenas estruturas em forma de disco, que possuem as funções de absorção de impactos, permitir que os ossos se articulem adequadamente e aumento da estabilidade da articulação. Em cada joelho encontramos dois meniscos.
Os ligamentos são estruturas que funcionam também para dar estabilidade à articulação, limitando alguns movimentos e impedindo que os ossos saiam de seu lugar normal.
As lesões de joelho são bastante comuns em indivíduos que praticam esportes, e que estão submetidos a exercícios que levam a impacto importante nessa articulação. O sofrimento crônico da articulação pode levar a dor, desgaste, problemas para andar, entre outros. Por isso, é importante que as pessoas que pretendem praticar exercícios procurem orientação médica/fisioterapêutica antes e durante essa prática, de forma a evitar complicações futuras.
Lesões de menisco
As lesões de menisco são raras na infância, ocorrendo principalmente no final da adolescência, com pico na terceira e quarta décadas de vida. A principal causa é o trauma ("acidentes agudos") da articulação, porém, após os 50 anos de vida deve-se principalmente a artrite do joelho. O menisco pode apresentar vários tipos de lesão: rupturas parcial, total e complexas. Além disso, a ruptura do menisco pode ocorrer sozinha ou associada à ruptura de ligamento.
O indivíduo, geralmente, conta uma história de queda, rotação do joelho ou outro trauma, sente dor no joelho, apresenta-se mancando e a articulação mostra crepitações (barulhos, estalos) e limitação do movimento (o joelho não consegue se mover em todas as direções na amplitude normal).
Nos casos de lesões leves e em que o paciente não está sentindo nenhum sintoma, não é necessária cirurgia. Já nos casos de dor persistente, pode ser realizado um exame chamado artroscopia. Nesse exame, um aparelho é introduzido na articulação e permite que o médico veja diretamente as lesões presentes. Durante o exame, pode ser feito o tratamento, com retirada da parte rompida do menisco. A recuperação total da função do joelho ocorre em 4-6 semanas.
As lesões de algumas partes do menisco não precisam ser retiradas, pois elas recebem bastante sangue da circulação, e isso facilita a cicatrização da ruptura. Já as grandes rupturas exigem o reparo. Em alguns casos, é necessário também a reconstrução de um ligamento do joelho, para ajudar na estabilização da articulação e impedir que o joelho adquira uma movimentação anormal.
Sabe-se que a retirada do menisco, em idade precoce, está associada a um risco maior de osteoartrite em idade mais jovem. Uma alternativa, que previne essa complicação, é o transplante de menisco, que leva a bons resultados. No futuro, outros tratamentos poderão permitir a regeneração do menisco.
Lesões de ligamentos
Os ligamentos trabalhem em conjunto com os meniscos, e freqüentemente nas lesões agudas, ocorre comprometimento de mais de uma estrutura. Nas lesões de ligamentos, podemos observar estiramento com ou sem instabilidade do joelho ou ruptura completa do mesmo.
Essas lesões acontecem muito comumente em atividades esportivas, quando o pé está fortemente apoiado no chão e a perna sofre uma rotação brusca. O indivíduo pode sentir o estiramento/ruptura do ligamento, e é incapaz de continuar a atividade que estava praticando. Alguns ligamentos são lesados mais freqüentemente do que outros, e cada um requer um tipo específico de tratamento.
O paciente apresenta forte dor e pode mostrar também espasmos musculares. Em alguns casos, há derramamento de sangue dentro do espaço da articulação, uma situação chamada hemartrose. O médico sempre deve pesquisar uma possível lesão de menisco associada. Existe também a possibilidade de o comprometimento do ligamento ser crônico e o indivíduo conta que o joelho às vezes não completa o movimento. Freqüentemente, nesses casos, esses pacientes não procuram o médico logo que os sintomas iniciam-se, mas quando surgem outros sintomas como fraqueza muscular e piora da capacidade para andar.
O tratamento indicado, como já dissemos, vai depender do ligamento lesado e da gravidade da lesão. Pode ser necessária reconstrução cirúrgica, especialmente em atletas. O processo de reabilitação, após a cirurgia, é de extrema importância para garantir a mobilidade completa da articulação. A grande maioria dos casos atinge recuperação completa ou quase completa da movimentação normal do joelho.
Deslocamento de patela
O deslocamento de patela é uma importante causa de hemartrose e deve sempre ser pesquisado nos casos de trauma agudo do joelho. Essa lesão ocorre quando o joelho está dobrado e a perna sofre uma força de "rotação para fora". É mais comum em mulheres, na segunda década de vida.
O indivíduo relata que a patela (rótula) deslocou "para fora", ou então pode falar que o restante do joelho deslocou "para dentro". Porém, geralmente, o deslocamento só é visualizado na hora em que ocorre, pois a redução (ou seja, a volta da patela para seu lugar normal) ocorre quando a pessoa estica a perna. Quando o médico examina o joelho, o paciente vai queixar dor e desconforto quando a patela é movimentada ou quando o joelho é dobrado.
Existem várias formas de tratamento para essa lesão, incluindo imobilização imediata associada a exercícios para fortalecimento muscular, imobilização com gesso por 6 semanas seguida de reabilitação, cirurgia, etc. É importante que se faça um estudo da presença de possíveis fatores predisponentes. Se o deslocamento ocorrer novamente, é necessário fazer um realinhamento da patela.
Lesões de tendão muscular
A ruptura de tendões dos músculos da coxa e da patela pode resultar de uma contração muscular excêntrica, como ocorre, por exemplo, quando um atleta tropeça e tenta não cair.
A ruptura do tendão do músculo quadríceps (músculo da coxa) ocorre mais freqüentemente após os 40 anos de idade. Geralmente, o tendão apresenta algumas alterações degenerativas, o que reforça a hipótese de que tendões normais não se rompem. Raramente, ocorre nos dois membros inferiores. A principal característica é que o paciente não consegue esticar a perna e, quando isso é tentado, observa-se a formação de um "buraco" logo acima da patela. O tratamento é cirúrgico.
A ruptura do tendão da patela ocorre em indivíduos com menos de 40 anos de idade. O paciente não consegue esticar a perna, ativamente. A patela encontra-se deslocada para cima e pode-se sentir um defeito abaixo dela. O tratamento também é cirúrgico.
quarta-feira, 7 de maio de 2008
Posted by JOSÉ CL@UDIO

"CRIANÇA NÃO É ADULTO EM MINIATURA"


A medida que o êxito esportivo é valorizado, cada vez mais vai crescendo o interesse no desenvolvimento dos métodos de ENSINO e de TREINAMENTO de iniciantes, criando novos caminhos para conseguir novas melhoras, buscando um alto grau de aperfeiçoamento.

Somos partidários desta especialização, partindo da INICIAÇÃO, mesmo sabendo por experiência própria, que dentro de uma preparação dosada e planificada, os resultados se apresentam a LONGO PRAZO.

Mas somos compensados por QUANTIDADE E QUALIDADE, pois buscamos através dela, um alto grau dos fundamentos.

Mas para que uma criança jogue devidamente o Handebol, é coveniente que o se inície no aprendizado aos 8 anos de idade, dentro de uma progressão respeitada, a aos 12 anos já pratique convenientemente.

Confiamos, acreditamos e recordamos que:

O QUE NÃO SE APRENDE COM NATURALIDADE, NÃO SE REALIZA COM FACILIDADE
Posted by JOSÉ CL@UDIO
Tag :

HANDEBOL DE SALÃO



Histórico


Com precisão não é fácil determinar as origens dos desportos práticados hoje em dia, existindo controvérsias quanto aos seus criadores, datas e locais de aparecimento. É certo que eles se sucedem, e obedecem a regras para sua execução perfeita, principalmente quando de encontro a vários interesses e ai são rapidamente difundidas. Dentro do exposto está o Handebol, que hoje em dia nos atrai, quer como dirigentes, praticantes ou simples expectadores, pelos valores que encerra. Considerando um dos esportes mais jovens, se bem que tenha suas origens na mais remota antiguidade, tanta assim que na antiga Grécia já se praticava um jogo similar e conhecido por "JOGO DA UCRÂNIA", e em outros locais o HALFBALPIED, o HANDEBOL DAS TRES CASAS, e outros mais. O que se sabe, é que nenhum deles conseguiu impor-se, só aparecendo o HANDEBOL como desporto e devidamente codificado, após a primeira Guerra Mundial.

PATERNIDADE DO HANDEBOL
  • Par uns o Uruguai, criado pelo professor Antonio Valeta, o qual determinou-se BALON, jogo idêntico ao Handebol.

  • Para outros, a Alemanha através do Dr. Karl Sheles o qual é também responsável pela compilação das regras.

Existem porém concordância dos historiadores, de que se deve a ele a criação do Handebol como desporto. Cabe observar, que somente praticava-se o handebol de 11 jogadores, dentro de características do campo de futebol, mas que por força de aclimatação, foi levado para dentro dos recintos fechados, surgindo então o HANDEBOL DE SALÃO ou de 7 jogadores.

sábado, 3 de maio de 2008
Posted by JOSÉ CL@UDIO
Tag :

HANDEBOL - UMA NOVA ABORDAGEM

Concepção do Jogo

O handebol a nível escolar, vem conquistando a cada dia, mais espaço pelos estudantes, como sendo o esporte de quadra de maior aceitação e fácil aprendizado, com suas características próprias envolvendo as atividades básicas inerentes a sobrevivência do homem (saltar, correr, lançar ou arremessar). Proporciona maior motivação a seus participantes, pela emoção do gol, como também desevolve a sua inteligência, por ser um esporte criativo, com situações que requer raciocínio rápido e decisivo. Considerado hoje por muitos um dos esportes de quadra dos mais práticados.


Os esportes em suas atulidades podem ser práticados por crianças, jovens, adultos e pessoas de mais idade que tenham condições adequadas para sua prática.


Considerando-se as suas técnicas de fácil aprendizagem, como o Drible, Passes, Arremessos, Fintas e regras básicas que oferecem a seus praticantes estimulos prazerosos no momento do aprender.


O Handebol desenvolveu um grande valor de socibilizar todos os que o praticam.
Posted by JOSÉ CL@UDIO
Tag :

Popular Post

About

Recent Comments

Visitas

Mural de Recados

Pages

About Me

- Copyright © ::Prohand:: Projeto de Handebol :: 3 Anos :: -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -