Archive for 2009
Campeonato Cearense Juvenil
Campeonato Cearense Adulto e Juvenil
O CEARÁ E O HANDEBOL- MOMENTOS
Estes Organizadores, Árbitros, Técnicos e Atletas são aqueles que vêm contribuindo em seu dia à dia para que o Handebol alcance um lugar de destaque na mídia, como um esporte agregador de valores e formador do caráter individual do cidadão.
O Prohand sabe que muitos outros deram sua parcela de contribuição para que isto viesse a acontecer verdadeiramente.
Se você faz parte dos que apoiam o Handebol como um esporte ideal, faça sua mobilização, faça parte deste site, seja um dos nossos seguidores, utilize em sua pesquisa, deixe sua mensagem no mural de recados, faça comentários sobre as matérias, deixe suas sugestões e críticas.
Paticipe! O PROHAND AGRADECE.
Ceará Conquista Título de BEACH HANDBALL
"O ÁRBRITO" - Prioridade na partida
Delegados, Secretarias e Árbitros da LCHb-Liga Cearense de Handebol
Sabemos que a figura do árbitro é polêmica mais é essencial a qualquer jogo competitivo.
Direção e Árbitros da LCHb-
- Conhecimento das regras
- Boa sinalização
- Boa movimentação
- Comunicação entre as equipes
- Controle da situação
- Concentração
- Postura e apresentação
- Disciplina
- Condições físicas
- Bom senso
"Parabenizamos aos árbitros que conduzem competições, procurando ser coerente com o que faz oferencendo o melhor de si"
A organização Prohand.
Campeonato Cearense de Handebol Juvenil - 2009
Hoje 02/10 sexta feira
Local: Quadra do Colégio Júlia Fialho
Cat. Fem. Manuel da Silva X Júlia Fialho
CAMPEONATO CEARENSE DE HANDEBOL JUVENIL-2009
H.H.C/Técnica Jane-
Preparadora Física- Profª Emanuela
Atletas-Paula/Rosineide/Geiza/Natacha/Janne Silvia/Mirian/Cláudia/Samara/Mariane/Isabelle.
Neste final de semana teve inicio o Campeonato Cerense Juvenil de Handebol - 2009, o campeonato conta com o total de 10 equipes no naipe masculino e 08 equipes no naipe feminino, e com certeza o público presente poderá prestigiar jogos de excelente nível.
Sábado dia 26/09 houve o confronto feminino de Horizonte Handebol Clube 13X18 Foco/José Waldo Ramos, onde o Horizonte perdeu para equipe do José Waldo que conseguiu manter a diferença alcançando a vitória por cinco gol's de vantagem, já a equipe masculina ganhou o jogo contra a equipe do José Waldo em um jogo equilibrado, o placar foi Horizonte/MR Service 27X23 José Waldo Ramos, os jogos aconteceram no Ginásio Joaquim Domingos Neto.
E no domingo dia 27/09 houveram mais dois jogos, os resultados seguem abaixo:
Ginásio CADE de Maracanaú
Maracanã E.C. 09X30 Colégio Dom Quintino - Fem.
Maracanã E.C. 29X24 Vila Olímpica Conj. Ceará - Masc.
Dia 29/09 - Terça Feira
Local Colégio José Waldo Ramos
Fem. Foco/José Waldo Ramos 28X20 Colégio Manuel da Silva
Masc. Foco/José Waldo Ramos 27X23 A.M.N.M. Prohande
Em breve teremos toda a tabela e show de imagens.
Alemanha é campeã
A Alemanha derrotou a Dinamarca por 32 a 24 e conquistou o título do Mundial Júnior de handebol masculino, disputado no Egito. Este é o primeiro título dos alemães na competição. A Suécia, que tentava o bicampeonato, acabou em quinto lugar.
Na disputa pelo bronze, a Eslovênia superou o país anfitrião por 35 a 24.
O Brasil encerrou a sua participação com uma vitória diante da República Tcheca, por 36 a 31, na segunda-feira, e melhorou sua classificação em relação às edições anteriores - em 2005 e em 2007, não passou da primeira fase e terminou na 16ª posição.
Terminou em Nono.
Brasil encerra em 9º Mundial Junior.
Hoje(18/08) o Brasil encerrou sua participação no Mundial Junior com chave de ouro, ao vencer a República Tcheca!
O placar foi aberto por eles, mas o Vinícius empatou e tomamos a dianteira, porém sem conseguir abrir grande vantagem no placar, demonstrando que o jogo foi muito disputado, terminando o primeiro tempo em 18 x 16.
No início do segundo tempo, Vinicius novamente fez nosso primeiro gol. Ele estava num excelente dia e fez 11 gols, mas os companheiro também estavam, pois conseguiram fazer 15 passes para ele!
Hoje fizemos uma grande partida que terminou em 36 x 31, alcançando a nona colocação no Mundial!
Todos jogadores e comissão técnica merecem os PARABÉNS pela boa classificação e determinação para melhorarmos cada vez mais!
Beach Handebol
O Handebol já era jogado em praias, não só na Europa como em vários Estados brasileiros, como Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Assim como em outros esportes houve uma adaptação do Handebol para que em terreno arenoso, ele se igualasse ou até superasse o Handebol de Quadra em agilidade e velocidade. Após as adaptações, a quadra ficou mais fácil de ser montada, pois o espaço ficou menor, diminui-se o número de jogadores e as pontuações se tornaram diferenciadas, tornando o jogo mais intenso e com mais emoção.
A primeira competição oficial no Brasil aconteceu em 1995 no Festival Olímpico de Verão, surgiu então a primeira Seleção Brasileira de Beach Handball.
Desde então o Beach Handball vem sendo muito praticado no Brasil e cada vez mais se populariza com as equipes brasileiras alçando um ótimo desempenho em competições.
Fonte: CBHB
Iniciação ao Handebol
Iniciação ao Handebol
Façam este exercício e procurem repeti-lo variando as formas de passes, Ex: picado, médio, de ombro etc.
Handebol e a Quadra de Jogo
HANDEBOL - Conquistando Valores
O Handebol como um esporte dinâmico, possibilita a construtividade do caráter de seus praticantes, além deste esporte desenvolver todas as condicionalidades físicas, psiquicas e emocionais do ser humano.
- Determinação
- Concentração
- União
- Obediência
- Responsabilidade
- Disciplina
- Metas
Os atletas de handebol vão praticando suas técnicas e táticas, a qual são aplicadas em seus momentos mais prazerosos que são as competições. Nestes momentos os atletas vão se confrontar com adversários de sua mesma idade, e desta forma eles passaram por momentos inesquecíveis como vitórias e derrotas que são inevitáveis, mais o que realmente vai lhes acontecer e ficará sempre em suas lembranças mesmo que não sejam duradouros, são as conquistas de novos amigos.
O Handebol assim como os demais esportes tem suas divisões por categorias.
"PRATIQUE ESPORTE, ESTE É O MELHOR CAMINHO"
COPA TORBALL - JUNIORES - 3ª FASE FINAL
- Feminino
2º Horizonte 21X18 Messejana
3º L. Horizonte 11X11 Messejana
- FINAL FEMININO -
- Campeã Horizonte 25 X 18 Messejana - Vice campeã
- Masculino
1º HCHB 20X14 Itaiçaba /
2º HCHB 23X13 Ferroviário /
3º Ferroviário 25X15 Itaiçaba
- FINAL MASCULINO -
- Campeão/ Horizonte C.H.B 20X11 Ferroviário - Vice campeão
Em breve fotos das Equipes
COPA TORBALL - 4ª ETAPA
Mais uma vez, foi com grande satisfação que recebemos no dia 04/04/2009 no Ginásio Poliesportivo Joaquim Domingos Neto os municípios - Fortaleza com as Equipes de (Messejana (F), Ferroviário (M) e Itaiçaba (M) nas categorias Juniores e contaram também com duas (02)equipes locais de Horizonte no Fem. e uma (01) no Masc.
Esta competição serve como um grande referência de avaliação técnica deste esporte tão maravilhoso que é o Handebol, através da organização da Professora Jane Freitas e com o apoio da Prefeitura Municipal de Horizonte realmente podemos observar em algumas das categorias o nível de Handebol em nosso estado, e tenho a absoluta certeza que o público horizontino prestigia com prazer um evento esportivo de boa qualidade com suas jogadas mirabolantes.
Equipe - Handebol Clube Horizonte Brasil - Vice Campeã Adulto /Atletas - Thiago Oliveira/Ailson Neto/Manoel Edivaldo/Tiago Gomes/David Lacerda/Romulo Cesar/Anderson/Antonio Jefferson/ Avilton Junior/Alex Sandro/Leonardo Almeida/Inaldo Benício/Lázaro Henrique/Emerson Batista. - Técnico Cleilson Silva/ Aux. Téc. Roberto Moura/Prep. Físico Rubens Amauri.
Resultados na parcial de 03 jogos.
HCHB 22X24 Eusébio / HCHB 23X22 Eusébio / Final HCHB 18X20 Eusébio
Equipe - Horizonte Handebol Clube Adulto - Campeã/ Atletas - Elizabethe Santine/Meirilene dos Santos/Rosa Maria/Tatiane Farias/Edineide/Gadênia Gonçalves/Valéria Gomes/Kika/Raquel Amorim/Emanuele Nascimento/Débora/ Tabata - Técnica Jane Freitas.Equipe Horizonte Handebol Clube Juniores - Vice Campeã /Atletas - Keline Gomes/Natascha Tomaz/Janny Kelly/Samara Martins/Rebeca Maia/Renata Bessa/Nicaelly Damaceno/Talita Marjory/Ayciana Maria/Rafaela Santos/Liliane Soares/Gerlyane Mota/Tayline Rocha.
Equipe Assetece Cefet - 3º Colocado - Técnico Deangelis - Atletas- Romênia/Samira/Vanessa/Débora/Eveline/Kilvia/Aline/Joyce/Anna Clara/ Leona/Fabiana
Equipe Eusébio - Técnico Gerardo Marcilio- Atletas-Aline/Kenya/Ana Paula/Débora/Evelin/Karla/Luane/Andreza/Ivy.
Equipe de Arbitragem - Ayslan Cardoso/Maria Moreira/José Mario/Paulo Monte e Valéria Gomes que não está na foto- parabenizamos pois sem eles o evento não teria o mesmo brilhantismo.
Torcedores- Valeu pessoal, continuem prestigiando este esporte, porque sem vocês a competição talvez não tivesse a mesma empolgação, parabéns à todos que compareceram nas quadras neste fim de semana.
A HISTÓRIA DO HANDEBOL NO BRASIL
- 1931 Fundação da Associação Alemã de Handball (16/03) –
Presidente José Hollander. Primeiro Jogo Interestadual:
Turnerschaft von 1890 de SP x Deutscher Turn und Sportverein do
RJ, com vitória da equipe de SP. - 1940 O desenvolvimento do Handebol é mais visível em SP. Assim
sendo, em 26 de fevereiro foi fundada a Federação Paulista de
Handebol, tendo como seu 1 ° Presidente Otto Schemelling. - 1954 O Handebol de Salão foi oficializado quando a Federação
Paulista de Handebol instituiu o I Torneio Aberto de Handebol, que
foi jogado em campo improvisado ao lado do campo de futebol do
Esporte Clube Pinheiros, campo esse demarcado com cal (40x20m e
balizas com caibros de madeira 3x2m). Este Handebol praticado com
7 jogadores e em um espaço menor, agradou de tal maneira que a
Confederação Brasileira de Desportos-CBD, órgão que congregava
os esportes amadores em âmbito nacional, criou um Departamento
de Handebol possibilitando assim a organização de torneios e
campeonatos brasileiros nas várias categorias masculina e feminina. - 1971 A efetiva difusão do Handebol em todos os Estados aconteceu
a partir da inclusão do esporte nos III Jogos Estudantis Brasileiros-
JEB, realizado em Belo Horizonte-MG. 1972 Inclusão do
Handebol nos Jogos Universitários Brasileiros-
JUB realizados em Fortaleza-CE. Nos JEBs de 1972, o Handebol
teve a participação de aproximadamente 10 equipes femininas e
12 masculinas. - 1973 IV JEBs em Maceió-AL, com 16 equipes femininas e 20
masculinas. - 1973 I Campeonato Brasileiro Juvenil feminino e masculino, em
Niterói-RJ. - 1974 Realiza-se a primeira disputa adulta de nível nacional.
- 1976 Cria-se o I Campeonato Brasileiro de Handebol Masculino
Adulto com colocações de destaque por representações do Nordeste
do país: 1º Maranhão e 2º Paraíba. - 1978 O I Campeonato Brasileiro de Handebol Feminino Adulto teve
em primeiro a seleção do Amazonas e, em segundo, a de Pernambuco,
o que confirmou a expansão do Handebol por todo o Brasil. - 1979 Em primeiro de junho: fundação da Confederação Brasileira
de Handebol–CBHb. Até esta data o Handebol Brasileiro fazia
parte da Confederação Brasileira de Desportos - CBD. A
desvinculação da CBD foi para atender uma determinação da nova
legislação esportiva à época. Neste estágio, já existiam algumas
Federações Estaduais que fizeram parte da transição e portanto
são consideradas fundadoras da CBHb: Federação Paulista de
Handebol; Federação de Handebol do Estado do Rio de Janeiro;
Federação Maranhense de Handebol; Federação Pernambucana de
Handebol; Federação Cearense de Handebol; Federação Gaúcha
de Handebol e Federação Paraense de Desportos. Estas entidades
e as outras que compareceram na Assembléia de Eleição no dia 22
de agosto de 1979 no Rio de Janeiro, são também consideradas
fundadoras a saber: Federação Paranaense de Handebol; Federação
Mineira de Handebol; Federação Amazonense de Handebol,
Federação Sergipana de Handebol e Federação Paraibana de
Handebol. O fato da sigla ter o “b” minúsculo após o “H” em CBHb
deu-se em função da Confederação Brasileira de Hipismo ser mais
antiga e, portanto, já existir a sigla CBH já registrada no então
Conselho Nacional de Desportos-CND.
O primeiro Presidente da CBHb foi o Professor Jamil André de
São Paulo, Professor de Handebol da Universidade de São Paulo-
USP, técnico de clubes e inclusive da Seleção Brasileira. A primeira
sede da CBHb foi na cidade de São Paulo. O segundo Presidente
foi o Professor José Maria Teixeira, alagoano que residia no Rio de
Janeiro e que, além de Professor da modalidade, era o Coordenador
de Handebol nos Jogos Escolares Brasileiros. Ao se transferir para
trabalhar na Universidade Federal de Alagoas, Professor Teixeira
trouxe com ele a sede da CBHb para Maceió-AL. - 1991 As Seleções Brasileiras Masculina e Feminina, participam
pela primeira vez dos Campeonatos Mundiais Juniores,
respectivamente na Grécia e na França. - 1992 A Seleção Brasileira Masculina participa pela primeira vez
dos Jogos Olímpicos, na edição de Barcelona. - 1993 As regras do Beach Handball são aprovadas em 1 de agosto
pela IHF. - 1994 Realiza-se pela primeira vez a Curitiba International
Cup em Curitiba-PR, um dos principais torneios de Handebol
do mundo. - 1994 O Prof. Manoel Luiz Oliveira, Presidente da CBHb participando
do XXV Congresso da IHF, na cidade de Amsterdã (Holanda), teve
seu primeiro contato com as novas regras da modalidade. - 1995 A CBHb envia ao COB a sugestão de incluir o Beach
Handebol no Festival Olímpico de Verão. Participaram Brasil
(Campeão), Argentina (Vice-Campeã), Itália e Portugal. - 1995 A Confederação Brasileira de Handebol, realiza em Aracaju,
o Campeonato Mundial Junior Feminino. - 1995 A Federação de Handebol do Rio de Janeiro realiza o I
Campeonato Brasileiro de Beach Handball Masculino. Classificação:
Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Distrito Federal. - 1996 O Brasil recebe por escolha unânime da Assembléia Geral
da Federação Internacional de Handebol, o Troféu Hans Baumann,
como o país que contribui de forma excepcional para o
desenvolvimento do Handebol. Este prêmio foi entregue pela
primeira vez em 1972. A Seleção Brasileira Masculina participa
dos Jogos Olímpicos de Atlanta. - 1996 É realizado o II Campeonato Brasileiro de Beach Handball
Masculino em Cabo Frio, Rio de Janeiro O Paraná sagrou-se campeão,
seguido pelo Amazonas, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. - 1996 O Beach Handebol integra o programa do Festival Olímpico
de Verão no RJ. O título ficou com a equipe italiana; Cuba ficou
com o vice; Brasil foi o terceiro e Canadá, o último colocado. - 1997 Mudanças decididas pelo Conselho IHF constituem em uma
parte fundamental pela adaptação às regras do Handebol de Praia. - 1999 O atleta Bruno Souza (RJ), um dos melhores atletas
brasileiros, transfere-se para a Alemanha. - 2000 A Seleção Brasileira Feminina participa pela primeira vez
dos Jogos Olímpicos na edição de Sidney. - 2001 I Campeonato Mundial de Beach Handball em Akita, no
Japão. O evento fez parte dos VI World Games. O Brasil ficou com
a medalha de bronze tanto no masculino quanto no feminino. - 2003 A Confederação Brasileira de Handebol realiza o
Campeonato Mundial de Handebol Júnior Masculino (Foz do Iguaçu–
PR) e conquista o Título de Campeão dos Jogos Pan-Americanos
Masculino e Feminino (República Dominicana – Santo Domingo) e
classifica pela primeira vez as duas equipes para os Jogos Olímpicos
de Atenas em 2004. O atleta Bruno Souza, recebe o prêmio Brasil
Olímpico, como o melhor atleta de Handebol de 2003. - 2003 A Curitiba International Cup completa 10 anos de realização
com a marca de 1081 equipes tendo participado do evento em
3.033 jogos e assinalados 70.788 gols - 2004 O atleta Bruno Souza entra na relação dos 10 melhores
jogadores do mundo, no Ranking da Federação Internacional do qual
se escolhe o melhor atleta do ano. Neste ano, a sede da CBHb continua
em Aracajú-SE, seguindo diretriz estabelecida a pedido do Presidente
da entidade em sua Assembléia Geral. O terceiro e atual Presidente
da Confederação é o Prof. Manoel Luiz Oliveira que também era
Técnico de Escolas e Clubes, com participação em seleções Brasileiras
como Assistente Técnico no I Campeonato Pan-Americano Adulto
Masculino realizado na cidade do México e, como Supervisor no
campeonato Pan-Americano realizado em Manaus-AM.
Situação Atual O Brasil atualmente tem a hegemonia do Handebol
no Continente Americano nas Categorias Masculinas e Femininas,
que se confirmou com a participação nos Jogos Olímpicos de Atenas-
2004. No nível mundial, a Categoria Feminina já se situa entre as
melhores seleções nacionais (COB, 2002). Estas posições resultam
do trabalho de base que se prolonga desde 1971, com a ênfase posta
nos Jogos Estudantis Brasileiros. Porém, no estágio atual, uma
melhor posição no cenário mundial dependerá de uma
profissionalização dos Dirigentes, Técnicos, Atletas e Árbitros que
atuam na modalidade. A instituição da Equipe Olímpica Permanente
da CBHb em 2002 é um passo fundamental para se enfrentar o
desafio de uma subida adicional na escala internacional, dado a que
são mantidos em treinamento controlado 60 atletas das categorias
adulta, masculina e feminina. Hoje também a CBHb cadastra 55.011
atletas registrados, ao passo que em 2000 este quantitativo era de
53.198 (dados de COB, 2003). Em termos mais gerais, os praticantes
brasileiros constituem a quinta maior posição do mundo como se
aprecia pela Tabela 1, totalizando cerca de 201.048 com vínculos em
687 clubes e 7.774 equipes (dados da IHF, 2003). Neste números, a
vantagem masculina não é tão significativa com ocorre em outros
esportes de quadra, explicando em parte os bons resultados da
categoria feminina (ver resultados gerais na Tabela 2).
Em resumo, a profissionalização em andamento no Handebol
brasileiro permitirá progressivamente assumir espaços na mídia e
a obtenção de investimentos de patrocinadores, passos necessários
a consolidar a modalidade entre as maiores do país. E neste sentido,
os avanços atuais a destacar são:
• O início em 1991 de participações nos Campeonatos Mundiais
Juniores Masculino e Feminino. – O Brasil esteve representado
em todos os Campeonatos posteriores.
• A realização de vários Torneios Regionais de Handebol, além do
Calendário Oficial da CBHb.
• 27 Estados possuem Federações e estão filiadas à CBHb,
realizando seus Calendários Estaduais.
• A inclusão do Beach Handebol nos eventos Nacionais, tendo a
Itajaí Handball Cup como um dos maiores eventos do País.
• A participação e a realização de Campeonatos Sul-Americanos,
Pan-Americanos e Mundiais nas Categorias e Base.
• Realização dos Campeonatos Mundiais Juniores Feminino
(Aracajú / 1995) e Masculino (Foz do Iguaçu /2003).
• A posição de destaque obtida pelo Prof. Manoel Luiz Oliveira, hoje
ocupando a Presidência da Federação Pan-Americana de Handebol
e a Vice-presidência da Federação Internacional de Handebol. - Fontes Handbook – Confederação Brasileira de Handebol, 2003;
Handbook – Confederação Brasileira de Handebol, 2004; Hahn, R.;
Herrmann, H.G.; Birkefeld, F. et al. 50 Years / 100 years Handball.
Basel. International Handball Federation, 1996; Nagy-Kunsagu, P.
Handebol. Rio de Janeiro. Palestra Edições Esportivas, 1983;
Confederação Brasileira de Handebol. Regras oficiais de Beach
Handball. 1995; Catch your sucess – Basel. International Handball
Federation, 1997; World Handball Magazine – International Handball
Federation – n* 3 e 4 /1996; World Handball Magazine –
International Handball Federation – n° 1/2002; Fistarol, V – O
Histórico do Handebol – Monografia. Setor de Ciências Biológicas.
UFPR, 1997.